Fashion

Lavagem do Jeans

Um jeans premium pode passar mais tempo na lavanderia do que nas oficinas de costura.

O beneficiamento dá flexibilidade, tom, cor e textura às peças.

É na etapa de lavagem, feita em máquinas lavadoras industriais, que o tecido sofre o envelhecimento, com utilização de produtos químicos específicos para cada efeito desejado, obtendo características de usado e desgastado, variando de tons escuros preservados a extremamente claros e envelhecido.

Os quatro principais processos de lavagem são:

Stonewash ou Estonagem: O processo foi criado em meados de 1980 pelo casal de estilistas Marithé Bachellerie e François Girbaud. A técnica envolve a centrifugação do jeans com água e pedra pomes, conferindo aspecto de lavagem com algumas áreas desbotadas. Graças a esses dois franceses, as calças tornaram-se mais confortáveis. O jeans ganhou escala industrial de produção e os criadores da técnica passaram a estudar processos eco-friendly de lavagem, como os que a Lavanderia Acqua Doce utiliza atualmente. A pedra pomes foi substituída por enzimas, diminuindo o impacto na natureza e no jeans dos looks que desenhamos para você.

Destroyed: Lavagem parecida com a estonarem combinada com alvejamento. A grande concentração de enzimas, combinada ao tempo maior de lavagem, corrói a fibra, deixando a peça com aspecto de surrada. Áreas nas quais o atrito é maior, como as barras, ficam puídas.

Hiper destroyed: O agente clareante deixa a peça mais clara e há opção de deixá-la com aspecto destroyed ou fundo mais branco.

Sky Bleack: O processo de lavagem destroyed é combinado com o agente clareante a seco na máquina. As costuras ficam mais evidentes e o jeans com aspecto manchado, como as nuvens do céu. O tecido fica macio.

Há uma infinidade de técnicas e a Black Jeans está aqui para oferecer uma ampla variedade de itens feitos com cada uma delas.